Chrome ganha recurso para impedir que páginas saltem enquanto carregam

O Google adicionou ao navegador um recurso chamado “ancoragem de rolagem”, para impedir que o conteúdo da página se mova enquanto ela é carregada.

0
351

Você já deve ter passado por isso: ao abrir uma página da web, ela começa a “saltar” à medida que é completamente carregada. É um problema pequeno, mas real, e o Chrome está fazendo algo a respeito.

O Google adicionou ao navegador um recurso chamado “ancoragem de rolagem”, para impedir que o conteúdo da página se mova enquanto ela é carregada.

As páginas saltam porque elas exibem primeiro os elementos essenciais (texto), depois o restante (imagens, vídeos e anúncios); isso faz parte de algo chamado “carregamento progressivo”. A ideia é que você possa consumir o conteúdo imediatamente, em vez de esperar tudo carregar.

Isso torna a web mais eficiente, mas tem um efeito colateral: quando o conteúdo adicional é carregado na parte superior da página, ele empurra outros elementos para baixo. Isso pode fazer você clicar no link errado, ou se perder momentaneamente na leitura.

Para evitar isso, as versões mais recentes do Chrome (56 e superior) usam a ancoragem de rolagem. Basicamente, isto mantém fixo o elemento da página que está visível na tela, mesmo quando o restante é carregado depois. Segundo o Google, isso evita em média quase três saltos por visualização de página.

O recurso está ativado por padrão, após ser testado no último ano em versões beta do Chrome. Ele está disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Linux, além do Chrome OS.

Vale notar que a ancoragem de rolagem é desativada em alguns casos (layouts interativos complexos e navegação para trás/frente) em que isso prejudicaria a experiência. E caso um desenvolvedor queira desativar isso para sua página, basta usar uma propriedade CSS; os detalhes estão aqui.

Com informações: Google, SlashGear, TechCrunch.

FONTETecnoblog
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here