FALTA DE EXPERIÊNCIA FAZ DESEMPREGO ENTRE JOVENS SER MAIOR QUE DOBRO DA TAXA GERAL

0
142
Foto: Reprodução/ EBC

Dados do mercado de trabalho divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, entre os trabalhadores entre 18 e 24 anos, a taxa de desemprego é maior que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual salta para 26,6%.

“Essa taxa é muito maior entre os jovens por conta das barreiras que são impostas a ele para ingressar no mercado de trabalho. Capacitar uma pessoa para o mercado de trabalho custa caro. Por isso o mercado tende a buscar quem já tem experiência profissional”, explicou Cimar Azeredo, que gerencia a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

O levantamento aponta ainda que a maior taxa de desemprego é da população com idade entre 14 e 17 anos, que chegou a 42,7%, mais que o triplo da taxa geral. Porém, a legislação brasileira restringe a atuação profissional nesta faixa etária, que deve ser exercida sob condições específicas, como menor aprendiz, por exemplo.

fonte: Bahia Notícias

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here