Hacker assusta cidade dos EUA ao disparar 156 alarmes de emergência ao mesmo tempo

0
207

A cidade de Dallas, Texas (EUA) possui um sistema de emergência com 156 sirenes para alertar todos que estejam fora de casa a procurar abrigo em caso de tornado ou tempestade forte. No final da noite de sexta-feira (7) e início da manhã de sábado (8), um hacker disparou todas essas sirenes de uma só vez.

Segundo o Dallas Morning News, as 156 sirenes foram desligadas e reativadas “mais de uma dúzia de vezes”, até que funcionários desativaram o sistema completamente por volta das 1h20 de sábado.

A prefeitura tentou avisar a população que não havia motivo para pânico, mas o telefone de emergência (911) recebeu mais de 4.400 chamadas enquanto as sirenes soavam, o dobro do que normalmente é registrado nas noites de sexta-feira.

A cidade descobriu como o sistema foi comprometido: alguém obteve acesso físico a uma central que conecta todas as sirenes, segundo o Washington Post. A prefeitura solicitou ajuda da FCC (equivalente americana da Anatel) para encontrar o hacker.

Rocky Vaz, diretor da Secretaria de Gestão de Emergências da cidade, diz ao Dallas Morning News que provavelmente foi “alguém fora de nosso sistema”, mas ainda na área de Dallas — não se trata de um ataque remoto.

Não é a primeira vez que a infraestrutura pública de Dallas é invadida, mas ela era mais silenciosa. No ano passado, alguém estava colocando frases engraçadas nos sinais eletrônicos de trânsito, como “o trabalho foi cancelado – voltem para casa”.

Agora, no entanto, a invasão parece mais perigosa. O Comitê de Segurança Pública da cidade vai priorizar mudanças no sistema de emergência. Eles também estão trabalhando com a FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências) para criar um sistema de alerta baseado em mensagens de texto. Espero que esse não seja hackeado também.

Com informações: Dallas Morning News, Washington Post, Ars Technica.

FONTETecnoblog
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here